-
Arquitetos: SHAU Indonesia
- Área: 10 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Andreaswidi
-
Fabricantes: Kayu Lapis Indonesia, PT. Impak Pratama Industri Tbk
Descrição enviada pela equipe de projeto. A "microbiblioteca" MoKa (Modular Kayu) foi desenvolvida com a ideia de eficiência de custo e pré-fabricação, para ser entregue como um sistema de construção compactado no local e montado com impacto mínimo em um curto período de tempo. Os módulos construtivos são baseados em placas de compensado como medida básica para evitar ao máximo o corte e o desperdício de materiais. Vários dos módulos podem ser agrupados e dispostos para formar configurações maiores de acordo com as necessidades funcionais.
Ao combinar dois módulos, obtém-se um espaço intermediário que pode ser finalizado com os mesmos elementos de fachada e piso. Com isso, é possível criar uma configuração com diversas porosidades na forma de vãos fechados ou varandas. Pretende-se ainda oferecer painéis e padrões de fachada personalizáveis para que cada "microbiblioteca" MoKA tenha uma aparência única ou possa ser diferenciada em resposta a condições externas, como a orientação do volume em relação aos ganhos solares.
Além dos pilares agrupados, feitos de elementos laminados, todo o sistema foi projetado com painéis de madeira compensada para manter os custos baixos e ser montado por sobreposições cruzadas e encaixes. Nesse sentido, uma das ideias por trás da pré-fabricação também era reduzir o esforço, o tempo e os custos do projeto em comparação com volumes projetados individualmente, dando às comunidades mais valor pelo seu dinheiro. Para terrenos irregulares e naturais, todo o volume repousará sobre uma fundação exposta para manter a madeira longe da água durante as estações úmidas e chuvosas, como os volumes tradicionais sobre palafitas chamados 'Rumah Panggung'. Aqui, a altura da plataforma elevada na biblioteca e na varanda corresponde à altura dos bancos, para que possa ser de fácil acesso.